O pensamento
27/11/13 10:28O pensamento não pode ser considerado como algo apartado do mundo, em estado puro, flutuando por ai. O pensamento vem do mundo e a ele se dirige:
O mundo pensa-se através de mim, e o modo de meu pensar é o modo de ser deste mundo em que vivo.
É preciso mergulhar na psique do real para compreender como esta determina a interioridade do sujeito psíquico. O mundo como pensamento é psique em ação, é forma, origem e os impedimentos ao pensar também os constituem.
Vamos fazer um esforço para interpretar a forma do pensamento e não sua origem nem os obstáculos a sua realização. Encaremos o pensamento como algo encarnado no mundo e no sujeito psíquico, porque o homem vive no mundo e é um sujeito histórico, portanto quando pensa, pensa no mundo.
Realidade é a aparência representacional do mundo. Compartilhada pelos homens, a face do real mostrável, que ilude e desilude.
O Real é produtor de sentidos e esconde-se por trás de seus produtos: identidade e realidade.
Cada forma de relação humana é uma composição dos inconscientes relativos que dela participam, não é redutível ao inconsciente individual de cada um. O Real nela opera.
Conhecer psicanaliticamente o mundo significa procurar conhecer as fontes de nossas ideias sobre o mundo, que nos é inoculada pelo próprio real.
Muito bom o texto, gosto da psicanálise.
Que texto materialista nojento! Onde reside a dualidade?
Leia “Liberte-se do passado” de Krishnamurti… Lá ele explica muito a respeito do pensamento …Vale a pena…