O significado de ser atencioso com alguém
26/11/13 09:31Quando somos realmente atenciosos com alguém, nos colocamos em seu lugar. Ou seja, nos identificamos com a outra pessoa. Dessa capacidade de identificação nasce a condição básica para que o amor forte e profundo se desenvolva.
Colocar temporariamente os interesses e emoções do outro em primeiro lugar e deixar, temporariamente de lado, até mesmo sacrificar, os próprios sentimentos e desejos, ocorre se pudermos nos identificar com a pessoa amada. O amor é assim, atendemos o outro, antes mesmo de nos atender. E gostamos disso.
A identificação nos faz compartilhar da ajuda e da satisfação que oferecemos. Assim, retomamos aquilo que de bom grado demos. Somos quem dá e quem recebe.
Ao sermos amorosos, recriamos e aproveitamos a bondade que tanto desejávamos para nós. Como num túnel do tempo, estando no presente alteramos as frustrações e sofrimentos passados e projetamos para o futuro as condições de reparação e cuidado que tanto nos apaziguam.
Gostei e aprendi com o texto.
crítica: quem atendi, atendi a…
Logo, deveria ser: “O amor é assim, atendemos (A)o outro …. (6ª linha)
Bom trabalho.
obrigada! vou corrigir.
Também gostei muito, do texto… Tal postura de preocupação com o próximo está cada vez mais difícil de encontrar hoje.
Sobre a consideração da transitividade do verbo atender, não está errado. Segundo Luft, o verbo pode ser transitivo direto ou indireto, salvo quando o complemento for um pronome pessoal. Com isso, “atendemos o outro” está correto.
obrigada, vou deixar entao o texto como está!
É uma pena que o ser humano está cada vez mais em segundo plano.
Fiquei pensando nos dois textos seus que acabei de ler, o da culpa inconsciente (19/11) e esse. Há relação direta entre eles quando a neurose se manifesta? Digo isso porque lembrei da típica frustração de quem não se sente reconhecido por ser muito atencioso!
Abraços!
boa, acho que podemos dizer que algumas vezes somos muito atenciosos e bondosos com o intuito de controlar os outros e nossos proprios impulsos hostis ao mesmo tempo. Ou seja, nem todo tipo de atençao é a amorosa, há outros formas também.
http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6777
“O verbo “Atender” pode ser:
Intransitivo:
Já toquei a campainha, mas ninguém atende.
Aquele advogado atende muito bem.
Transitivo Indireto no sentido de levar em consideração o que alguém diz:
Atenda ao que lhe digo.
“Não atendera aos amigos, fora entregar-se a impostores” (Graciliano Ramos)
Nos demais sentidos, há controvérsias, havendo quem diga que é facultativo o uso da preposição após o verbo “Atender”. Entretanto, prefira seguir a regra a seguir ao redigir seus textos:
Atender alguém – Transitivo Direto (sem preposição):
Por que o senhor não atendeu o repórter?
A professora atendeu os alunos um por um.
Atender alguma coisa – Transitivo Indireto (preposição a)
O novo produto atende às exigências do mercado.
Já atendemos aos apelos dos usuários.
Obs.: Atender não aceita, como complemento, o pronome lhe(s), exigindo o(s) e a(s).
O chefe o atenderá mais cedo.
Nossa secretária já recebeu os pedidos e os atenderá amanhã.”
muito obrigada pela atencao!
Além de analisar, terapeuticamente, o significado de ser atencioso com alguém, ainda, de quebra, aprende-se a escrever um Português correto…Seu blog é de alto nível, parabéns Lusaddi…