O sentimento de inferioridade
30/10/13 10:09O sentimento de inferioridade é algo frequente e importante quando consideramos os sofrimentos psíquicos. E pode ser visto como um dos principais responsáveis por comportamentos de submissão.
Corresponde a duas angústias centrais: a perda do amor dos pais e a castração.
A perda do amor é um dos maiores temores humanos e equivale, simbolicamente, à própria morte. Basta lembrar o desespero que acomete os corações partidos.
A castração é entendida como uma operação simbólica que nos coloca, permanentemente, diante da falta e da incompletude. Falta e incompletude são características humanas, mas, trazem sofrimento e são difíceis de aceitar. O medo incessante de falhar ou a descrença na própria potência caracterizam não apenas a incompletude, mas também a dificuldade exagerada de aceitá-la, pois sua contraparte é a expectativa de completude radical e impossível.
Algo como: quem tudo espera obter e não se submete inteiramente à condição de incompletude passa a ter expectativas de tudo poder. Quando percebe que não pode tudo, sente que nada pode.
Quando o sentimento de inferioridade se organiza a ponto de dominar a vida psíquica de alguém, dizemos que uma neurose se estabeleceu. Prevalece a baixa autoestima e a falta de amor próprio. Muitas vezes surge a depressão como consequência dessa constante opressão e descrença em si mesmo.
Sensacional, Luciana !!!