A clínica psicanalítica da drogadição
14/10/13 09:18A ABRAMD (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas) realizará em Salvador, nos dias 30,31/10 e 01/11, seu 4º. Congresso Internacional. www.abramd.org.br
Dentro desse Congresso uma nova atividade será inaugurada, o SEMINÁRIO CLÍNICO, que será coordenado por Diva Reale*, Maria Eugenia Nuñez** e Maria de Lurdes Zemel***.
Do ponto de vista da estrutura, o SEMINÁRIO CLÍNICO funcionará com a apresentação de um caso e posterior comentários de profissionais com larga experiência na área.
A grande importância dessa atividade está no fato dela pretender agregar pessoas com visões psicanalíticas e/ou psicodinâmicas para pensar, discutir e construir, conjuntamente, a lógica de uma clínica que considere os diversos aspectos do sujeito que apresenta algum tipo de sofrimento em relação ao uso de qualquer substância psicoativa.
Olievenstein, (psiquiatra francês, especializado no tratamento das drogadições) já nos alertou sobre o cuidado que devemos ter para não tratarmos de um único aspecto do problema desse indivíduo, que se apresenta como se seu problema principal (ou único) fosse o uso/abuso da droga.
Não pretendemos nos preocupar unicamente com a droga e nem avaliar o sucesso de nossos trabalhos, considerando a abstinência como o aspecto mais importante.
Esse grupo pretende discutir como podem ser tratadas pessoas, que fazem uso/abuso de drogas, com toda complexidade que elas possam apresentar.
Texto de Maria de Lurdes Zemel
*Dra. Diva Reale, Psiquiatra, Psicanalista. Mestre em Medicina Preventiva FMUSP, Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Clínico “Drogas, Dependência, Autonomia: o barato no divã” – no Instituto Sedes Sapientiae/ SP, Coordenadora da ABRAMD – clínica São Paulo, Ex estagiária do Hospital Marmottan, Paris.
**Maria Eugenia Nuñez, Psicologa, Psicanalista, Mestre em Saude Mental UNER – Argentina, Coordenadora Técnica Curso de Pos Graduação – Especialização, CETAD/UFBA.
***Maria de Lurdes Zemel, Psicóloga e Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Terapeuta de Famílias, Membro fundador da ABRAMD