Ciúme
22/08/13 10:05Diz respeito ao amor que alguém crê que lhe é devido e que lhe está sendo tirado. Amor que corre perigo por conta de um rival. Algo como: alguém me priva de quem eu amo ou me priva de algo bom, que por direito é meu. Teme-se perder o que se possui. O ciúme é uma grande ameaça.
As relações triangulares estão na base do ciúme. O ciumento exige a posse completa de quem ele ama. Também requer continuamente a garantia de ser o destinatário dos afetos do amado. Ele reconhece o bom e o bem do outro, mas teme ser colocado à parte disso. Jogos de exclusão e de preferência, acompanhados pela fantasia de estar sendo passado para trás, traído ou trocado, aterrorizam os ciumentos de modo geral.
Suspeita, dúvida e insegurança marcam as relações de quem sente o ciúme em demasia. Esses estados de perseguição têm duração e intensidade variáveis de acordo com a maior ou menor fragilidade da personalidade. A impossibilidade de confiar na permanência do ente querido está no centro desse tipo de sofrimento psíquico.
É comum o ciumento protagonizar triângulos amorosos em fantasia ou na realidade. O ciumento costuma viver assim o amor, tudo é triângulo para ele. Por isso teme constantemente a exclusão e a traição. Afinal, se ele não confia nele mesmo, por que confiaria no outro?
acho que sou assim, ciumenta demais….não gostaria de sentir isto, mas como distinguir a fantasia da realidade???? é difícil quando se encontra mensagens indesejáveis no celular do seu parceiro, com conteúdos de intimidades do casal. Creio que o melhor caminho é uma conversa sincera e convincente..mas nem sempre convence….por favor, se puder me ajudar, indicar algum livro ou terapia…. atenciosamente, juliana silva
´…É aquela velha história: tenho todas as peças para mudar o mundo, mas o mundo não muda…
O inferno, então, sou eu mesmo. Eu e minhas circunstâncias; eu e minhas fragilidades emocionais! É isso?
há vários infernos nesse vida, ser si mesmo pode ser um deles!
O ciúme de quem mente para duas ( ou +?) mulheres chega a ser covardia.
E tem covarde para demonstrar o ciúme, agredindo moralmente a mulher que não é a oficial…
Amo muito uma pessoa. Mas sempre a presenteio dando-lhe total liberdade. Canto sempre para ela aquela música do J. Quest que diz mais ou menos assim: “Voe por todo o mar e volte aqui, pro meu peito…” Tem dado certo, ela sempre volta para mim…
Amo tanto essa mulher que me coloco “stand by” na vida dela…Prefiro ser seu “reserva” que perdê-la para sempre…Sem ciúme, fica mais fácil (man)tê-la junto a mim…