Entenda o processo autoritário por trás da 'cura gay'
06/08/13 09:17A sexualidade humana, reprimida ao longo dos séculos e encoberta por preconceitos religiosos, se tornou objeto de estudo científico apenas no final do século 19.
Hoje, há um acúmulo sólido de conhecimento, além da facilidade em obter informações, pesquisas realizadas por diferentes métodos e estudiosos livres de preconceitos que se dedicam ao tema.
“Não é possível categorizar com rigidez a orientação sexual nem mesmo evitá-la por meio de qualquer técnica de treinamento comportamental”, diz a psicanalista e blogueira da Folha Luciana Saddi,
Abaixo, a especialista explica que qualquer tratamento psicológico deve levar em consideração a existência de fronteiras móveis, permeáveis e, por vezes, em conflito entre desejo, identidade e sexualidade. “Esses aspectos estão em constante transformação e não se congelam no tempo”.
Aos terapeutas compete escutar o conjunto e as partes, a estranheza e o assombro, conferir-lhes palavras e sentidos, aqui e agora.
“Falar em cura gay parece no mínimo anacronismo. Sem dúvida é um apego apaixonado à mentira”, afirma Luciana.
Considero que também é arbitrária a lei que proíbe os psicólogos de tratarem a homossexualidade “como doença”. Penso que se uma pessoa é livre para assumir a sua homossexualidade também deve ser para não aceitá-la e buscar ajuda profissional. Todos nós sabemos que muitos homossexuais não se sentem bem com a sua condição, quanto aos motivos podem ser analisados e estudados. Não se pode simplesmente culpar cultura e religião pois sabemos que ambas são componentes integrantes fundamentais da pessoa que é hoje. Com certeza o termo “cura gay” não é adequado à situação.
A questao é: considerar como doença o conflito entre partes da personalidade! Há muitos conflitos entre partes da personalidade, por que esse (homossexualidade) seria doença e outros, nao? E pior, afirmar que um tratamento psicológico suprimi uma das partes. A psicoterapia nao é uma tecnica de supressao de impulsos, consideramos que seja instrumento de investigacao do mundo psiquico. Cuida-se do desejo, conheçe-os e aprenda a lidar com eles, mas nao se suprimi desejos. Portanto, nao há cura na forma como se pretende, há possivelmente alguma mudança e transformaçao.