Entenda como o álcool leva à perda da humanidade
25/07/13 10:37Os jovens entram em contato com a bebida alcoólica e com as drogas cada vez mais precocemente em nosso país. “Quanto mais cedo se dá esse contato, maior a chance de desenvolver abuso ou dependência”, afirma a psicanalista e blogueira da Folha Luciana Saddi.
Especialistas afirmam que pelo menos 20% da população tem uma relação perturbada com o álcool.
Psicanalistas consideram o alcoolismo não apenas como toxicomania ou como comportamento adictivo.
“Eles tendem a ver o processo que leva à dependência como um processo de busca por um estado ideal de onipotência e completude, um culto ao álcool e às drogas, uma religião degradada, que gera perda da humanidade”, diz.
O conteúdo desse post foi baseado no livro, Idealcoolismo: um olhar psicanalítico sobre o alcoolismo, de Antonio Alves Xavier e Emir Tomazelli (ed. Casa do Psicólogo).
Oi Luciana, excelente post, obrigada. Pelas pessoas que conheco com problemas com alcool ou drogas, me parece que eles nao se dao conta que buscam “por um estado ideal de onipotência e completude”… seria isso um “desejo inconsciente” ?
sim, é isso!!! obrigada
Isso me lembrou um antigo post seu, onde voce respondia a um internauta que falava sobre as incriveis sensacoes que obtinha se masturbando apos o ato de fumar maconha. Talvez aquele “delirio” fosse esse estado de completude…
é isso mesmo, o gozo, que é mortífero!