O excesso é uma das marcas da atualidade: hiper vaidade
18/07/13 10:40Em busca frenética pela beleza, juventude e magreza exageramos nos recursos cosméticos e cirúrgicos. O excesso é uma das marcas da atualidade. Também o excesso de exposição a imagens. Imagens trabalhadas, mostrando corpos e rostos sem nenhum esconderijo ou véu, a ponto de se tornarem invasivas.
Podemos afirmar que nos encontramos em tempos de hiper vaidade. Não apenas porque o Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo e, cada vez mais, aumenta o consumo de produtos da indústria estética. Mas, principalmente, porque somos bombardeados por imagens que nos induzem a ideais de força física, beleza e perfeição das formas. Essas imagens se parecem com as da propaganda nazista, impondo ideais estéticos e padrões de saúde que excluem a população em geral. Temos então pessoas que se sentem superiores, porque acreditam estar de acordo com esses padrões, e uma grande maioria que se sente inferior. Os inferiores tentam se torna superiores.
A ideologia que sustenta esse massacre das imagens supostamente belas e saudáveis não é mais a nazista, embora haja semelhanças. A ideologia que impera hoje é a do mercado, indústria e lucros. Ideais, mesmo os de saúde no campo das ciências, parecem ser tão manipuláveis como as imagens que são modificadas pela tecnologia e nos causam inveja, constrangimento e vergonha.
Certa vez o grande escritor húngaro, Kertész, sobrevivente de campo de concentração nazista, afirmou que continuava vivendo num campo, mesmo estando fora há tantos anos, porque o mundo inteiro parecia ter se tornado um grande campo nazista.
Mas os elogios estão escassos…Faz tempo não elogio alguém e vice-versa… A vaidade puxa críticas… vejo (ouço) no rádio jornalistas(locutores?) se auto mencionando acintosamente…Crise de hipervaidade???…
Talvez quem se auto mencione cabotinamente na mídia seja temente ao anonimato.ou esteja em crise de hiper vaidade…
Não penso que seja hiper vaidade… está mais para hiper baixa autoestima