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por Luciana Saddi

Perfil Luciana Saddi é psicanalista e escritora

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O excesso é uma das marcas da atualidade: hiper vaidade

Por Luciana Saddi
18/07/13 10:40

Em busca frenética pela beleza, juventude e magreza exageramos nos recursos cosméticos e cirúrgicos. O excesso é uma das marcas da atualidade. Também o excesso de exposição a imagens. Imagens trabalhadas, mostrando corpos e rostos sem nenhum esconderijo ou véu, a ponto de se tornarem invasivas.

Podemos afirmar que nos encontramos em tempos de hiper vaidade. Não apenas porque o Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo e, cada vez mais, aumenta o consumo de produtos da indústria estética. Mas, principalmente, porque somos bombardeados por imagens que nos induzem        a ideais de força física, beleza e perfeição das formas. Essas imagens se parecem com as da propaganda nazista, impondo ideais estéticos e padrões de saúde que excluem a população em geral. Temos então pessoas que se sentem superiores, porque acreditam estar de acordo com esses padrões, e uma grande maioria que se sente inferior. Os inferiores tentam se torna superiores.

A ideologia que sustenta esse massacre das imagens supostamente belas e saudáveis não é mais a nazista, embora haja semelhanças. A ideologia que impera hoje é a do mercado, indústria e lucros. Ideais, mesmo os de saúde no campo das ciências, parecem ser tão manipuláveis como as imagens que são modificadas pela tecnologia e nos causam inveja, constrangimento e vergonha.

Certa vez o grande escritor húngaro, Kertész, sobrevivente de campo de concentração nazista, afirmou que continuava vivendo num campo, mesmo estando fora há tantos anos, porque o mundo inteiro parecia ter se tornado um grande campo nazista.

 

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Comentários

  1. sergio felicissimo silva comentou em 21/07/13 at 3:19

    Mas os elogios estão escassos…Faz tempo não elogio alguém e vice-versa… A vaidade puxa críticas… vejo (ouço) no rádio jornalistas(locutores?) se auto mencionando acintosamente…Crise de hipervaidade???…

  2. sergio felicissimo silva comentou em 21/07/13 at 3:31

    Talvez quem se auto mencione cabotinamente na mídia seja temente ao anonimato.ou esteja em crise de hiper vaidade…

  3. stella barros comentou em 30/07/13 at 15:47

    Não penso que seja hiper vaidade… está mais para hiper baixa autoestima

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