Ansiedade
17/04/13 10:02Internauta: A ansiedade é caracterizada por se suspeitar (na mente, sempre um evento catastrófico) de que algo vá acontecer e passar a viver em função daquilo? Pergunto isto, pois, vivo uma situação dessas. Imagino coisas, essas coisas se tornam realidade para mim e minha vida se torna um inferno. As coisas ou situações que eu imagino são as seguintes, por exemplo:
– Uma pessoa me olha diferente (ao menos interpreto assim) já imagino que ela está armando contra mim.
– Estou sempre com medo de ser humilhado.
– Às vezes, uma mulher me olha e interpreto que ela está reparando alguma coisa feia em mim. Mas já aconteceu de o olhar dela ser de interesse ou atração.
– Tenho medo de entrar em locais e ser tratado mal pelos atendentes de algum local. Na realidade, sou atendente de público, e faço isso com as pessoas.
– Estou sempre com medo de uma desgraça qualquer e pior, sou controlador de coisas pequenas e para controlar, me faço de bom para, na verdade, subornar a pessoas a agirem como eu quero. Se não fazem o que eu quero, passo a considerá-las inimigas.
Você me indicaria algum livro, ou esses casos são melhores tratados por um psicólogo?
Luciana- Ansiedade funciona como um sinal de alerta, avisa que estamos em perigo e precisamos agir para nos proteger. Mas, se há uma falha nesse sistema de alerta, acabamos por sofrer por antecipação a fim de evitar sermos pegos de calça curta! Para evitar sofrimento, sofre-se em dobro.
De sinal de alerta, a ansiedade passa, rapidamente, a ser uma forma de controle da realidade interna e externa, que não funciona, como você mesmo observa. Nenhum livro resolve isso, tente psicoterapia psicanalítica. O autoconhecimento e alguma segurança interna de que será capaz de lidar com os acontecimentos desconhecidos, que sempre nos lançam na escuridão, são as armas para enfrentar os perigos do viver.
Há também um uso intenso do mecanismo de projeção no seu relato, onde impera os impulsos destrutivos e competitivos, mas, que se voltam contra você.
É muita onipotência acreditar que controlará pelo pensamento a vida, as pessoas e seus próprios impulsos. É muito difícil não criar expectativas, viver no escuro e aguentar incertezas.
O olho da rua vê
o que não vê o seu.
Você, vendo os outros,
pensa que sou eu?
Ou tudo que teu olho vê
você pensa que é você?
Paulo Lemiski
Aurea Rampazzo, coordenadora das oficinas de criação literária do Museu Lasar Segall, escolheu o poema para essa pergunta/resposta.
Dicas: Spider, desafie sua mente. Mais um filme de Cronenberg sobre a loucura e seus esquemas mentais de defesa e ataque.
Boa noite doutora.Tudo bom?
Achei interessante a resposta dada à pergunta do internauta.
Sou uma pessoa muito ansiosa, que tem Toc e já teve síndrome do pânico (com recente recaída, mas de grau bem menor).
Me tratei com medicação (seguindo à risca) e por algum tempo, com terapia (TCC).
O remédio cortou as crises de imediato, mas não podia usar por mais de 2 anos seguidos (e o risco de recaída era de 80%…não deu outra).Já o Toc, nada resolveu a medicação (e tentamos várias medicações).
Parece não haver paz de espírito com essa ansiedade!
Como relatou o internauta, tudo acerca de minha vida vejo de uma forma catastrófica.Só vejo tragédias e o “fim do mundo” em todos os problemas.
Mas sou uma pessoa com sonhos, não sou um deprimido (mas fico por essa ansiedade e visão trágica do mundo).
Pergunto: é possível reprogramar a mente?Quais os métodos da psicanálise?
Abraços!
Denis
a psicanálise nao trabalha com reprogramacao, nao vemos as pessoas como maquinas. Trabalhamos, em conjunto com o paciente, na criacao de sentido singular. O paciente é visto como uma pessoa única! O trabalho é profundo, dedilha a “alma” e pode trasformar alguns aspectos do psiquismo do paciente. Trabalhamos num clima de respeito ético às diferenças. Experimente fazer análise, pois já experimentou outros métodos e nao teve os resultados esperados e desejados. Aventure-se!
Adorei os comentários
Não gostei da resposta dada.Ansiedade é um tema muito mais complexo e deve ter um esclarecimento maior.
Concordo que se trata de assunto complexo, mais do que foi possível debater nesse post até o momento, entretanto o esclarecimento foi dado a partir do relato de UMA pessoa… para cada pessoa é construída uma direção de tratamento singular. Não pode haver uma única “receita” para todos os casos de ansiedade, ou qualquer outra questão psíquica. Essa é, em resumo, a proposta de um tratamento psicanalítico.
A ansiedade é um transtorno psíquico horrível, sofro disso i bem sei como é.Achei as respostas muito simplistas, é melor procurar um profissional na área
Todo psicólogo é profissional da área!
Parabéns pela resposta. Mas ansiedade é um tema complexo e muitos acreditam ser um problema atual da “sociedade moderna”. Porém existem relatos desde a época de Cristo sobre esse transtorno que em > ou < intensidade atinge a todos nós.