Como convencer alguém a se tratar psicologicamente
27/02/13 10:06Fale Comigo na Rádio Folha
Reconhecer a necessidade de tratamento psicológico é muito difícil. “Se fosse uma doença física seria menos complicado, pois transformações no corpo seguidas de dor geram medo”, lembra a psicanalista e blogueira Luciana Saddi.
Para a especialista, o medo e a dor são excelentes aliados para adesão a um tratamento.
“Quando se trata de dor psíquica, os mais necessitados são os que menos percebem o próprio estado de ruína mental”.
Abaixo, Luciana explica que para levar alguém a se tratar é fundamental despertar angústia, dor e medo, mas sem fazer terrorismo. “É mais produtivo falar sobre as próprias aflições do que dizer o que o outro deve fazer”. Ouçam o podcast:
Ótima reportagem.
espero que seja útil para pensarmos sobre o desespero que essas situacoes causam em familiares e amigos.
Minha ex-mulher tem, devidamente diagnosticado, um transtorno de personalidade. Entretanto, não dá sequência a nenhum tratamento. Deixou de ir às sessões com uma terapeuta porque “ela fala verdades demais”. E por causa disso, minhas filhas que moram com ela sofrem, ela briga com todo mundo, por qualquer motivo, quando está em uma fase ruim. Se houvesse alguém que a convencesse a se tratar seriamente, a vida dela melhoraria e de todos que convivem com ela também…
a questao é como faze-la aderir a algum tratamento de qualidade. Algumas vezes é preciso chegar no fundo do poço para reconhecer a necessidade de ajuda!
Meu namoro tem ao menos três anos, e já terminamos e voltamos diversas vezes. Nesses três anos há um padrão que se repete a todas as brigas que não muda: muitas vezes ele inicia suas falas dizendo que ele sabe o quanto é bom e que eu sei disso também, daí em diante a coisa degringola…
Eu já fiz de tudo para converncê-lo a ir a um terapeuta, por um tempo ele foi, mas ela não era boa o suficiente…
Hoje ele indica o tratamento aos seus amigos e familiares, mas ele mesmo não vai. Eu faço terapia faz pelo menos 3 anos e no meu íntimo sei o quanto é importante…
Ele é um rapaz muito inteligente ao que se refere a parte intelectual, mas sentimentalmente é uma tristeza. Quando ele é bom, ele é ótimo, mas quando ele é ruim ele se supera.