Perdemos a substância
07/01/13 10:38Fale Comigo na Rádio Folha
A vida humana tem perdido sua substância. Em primeiro lugar, a substância afetiva, depois a racional e, talvez em breve, a própria vivência da substância material, a credibilidade dos fatos e das coisas. A opinião é da psicanalista e blogueira da Folha.com Luciana Saddi.
Segundo a especialista, isso ocorre em função do enfraquecimento do contato do homem com a natureza e do desenvolvimento tecnológico e científico da modernidade.
“A perda de substância do mundo e do homem levou-nos a funcionar sobre as mesmas regras que regem os atentados: aliar o máximo de potência ao mínimo de alvo. E assim coagular os atos”, diz Luciana no áudio abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/podcasts/1206539-luciana-saddi-perdemos-a-substancia.shtml
Concordo Luciana. Muito da perda da substância racional ocorre do fato de vivermos na era da desinformação, onde ninguém tem certeza da veracidade das notícias que são veiculadas na mídia internacional. Parece que a intenção hoje é desviar o foco dos fatos, fazendo com que a nossa memória fique ainda mais curta…
Parabéns pelo artigo!
a era da informacao é a da incerteza, da dúvida, dos interesses que nao podemos provar…ironia paradoxal do destino coletivo!