A culpa por ter nascido: anjo caído
26/11/12 11:22Internauta: Sempre fui animada e vaidosa. Gostava de sair, me reunir com amigos. De um tempo pra cá, não tenho ânimo pra nada. Faço tudo por fazer, não me arrumo, dificilmente saio de casa e mal dou conta de minha filha. Tenho mil planos, mas não consigo concluir nenhum. Odeio meu corpo, pois depois que engravidei fiquei toda flácida, com muitas estrias, minha barriga caiu. Se um dia arrumar um namorado, acho que não vou me relacionar intimamente, pois morro de vergonha do meu corpo.
Tomo fluoxetina, mas nem adianta mais. Os médicos do SUS me ajudaram pouco porque eu tinha interesse em fazer uma cirurgia de redução de estômago e depois uma plástica. Sei que preciso me tratar psicologicamente, mas não tenho condições de pagar. Já pensei em me matar.
Luciana: Gravidez e maternidade rimam com crise, o que leva à falta de cuidado consigo mesma. Por isso fazer análise é fundamental, um trabalho de autoconhecimento, de cuidado para ajudá-la a se reorganizar e conquistar o que deseja.
Não é incomum pais atribuírem grandes e desastrosas mudanças em suas vidas à chegada dos filhos. Não sabemos como sua mãe viveu seu nascimento, talvez ela acreditasse que sua vinda tivesse destruído a vida dela. E você revive e repassa isso à sua filha.
Também alguns maridos competem com os bebês em busca de atenção das esposas, não aguentam certa exclusão e acabam por procurar outras mulheres. Algumas esposas, ao se tornarem mães, entregam-se de maneira tão fervorosa aos cuidados com os bebês que desinvestem dos maridos. Seja como for, a vida nunca mais será a mesma depois dos filhos. Amor, peso, culpa e responsabilidade recaem sobre os pais de forma irreparável, nem sempre é uma mudança catastrófica, mas muitas vezes é vivida como se fosse. E os filhos terão que carregar a culpa de terem nascido, é justo com eles?
a mulher pensa
a mulher pensa com o coração
a mulher pensa de outra maneira
a mulher pensa em nada ou em algo muito semelhante
a mulher pensa será em compras talvez
a mulher pensa por metáforas
a mulher pensa sobre sexo
a mulher pensa mais em sexo
a mulher pensa: se fizer isso com ele, vai achar que faço com todos
a mulher pensa muito antes de fazer besteira
a mulher pensa em engravidar
a mulher pensa que pode se dedicar integralmente à carreira
a mulher pensa nisto, antes de engravidar
a mulher pensa imediatamente que pode estar grávida
a mulher pensa mais rápido, porém o homem não acredita
a mulher pensa que sabe sobre homens
a mulher pensa que deve ser uma “super-mãe” perfeita
a mulher pensa primeiro nos outros
a mulher pensa em roupas, crianças, viagens, passeios
a mulher pensa não só na roupa, mas no cabelo, na maquiagem
a mulher pensa no que poderia ter acontecido
a mulher pensa que a culpa foi dela
a mulher pensa em tudo isso
a mulher pensa emocionalmente
Angélica Freitas, In.: http://loop.blogspot.com.br/
Poema escolhido por Ana Tanis, psicóloga, bacharel em letras e curadora de poesia desse blog.
Dicas: Lado a lado, Novela das 18hs, na Globo. A personagem, Catarina, culpa a filha pelas perdas após a maternidade.
1 – O Centro Clínico Fabio Herrmann oferece atendimento psicanalítico realizado por profissionais do Centro de Estudos da Teoria dos Campos, na cidade de São Paulo. Atendimento psicoterápico para crianças, adolescentes e adultos realizado por profissionais com experiência clínica.
Solicitações por e-mail:clinica.cetec@gmail.com
Site: www.teoriadoscampos.med.br
2 – A Gesto – Rede Psicanalítica inaugurou no final de 2010 um serviço de atendimento clínico a preço popular. Quem desejar ser atendido ou quiser mais informações, envie-nos um e-mail para contato@gestopsicanalise.com.br com nome e telefone de contato.