Pai, filho e conflito
09/11/12 11:45Uma pequena-grande editora baiana, Casarão do Verbo, dirigida por Rosel Soares, aposta no bom gosto e na qualidade de suas publicações. Destaco a antologia, Travessias Singulares, contos da literatura brasileira que versam sobre a complexa relação entre pais e filhos. Entre os autores estão Miguel Sanches Neto, Nelson de Oliveira, Silviano Santiago, Hélio Pólvora, Carlos Heitor Cony, Lilian Lovisi e João Filho.
O poema de Drummond logo abaixo e o interessante poema da leitora anônima nos comentários, me lembraram dessa excelente antologia, que explora a figura do pai em nossa cultura. Alguns dos contos nos dão um soco no estômago!
A relacao da menina e a do menino perante o pai parecem ser bem diferentes…
Luciana, tambem tem um livro lindo e dolorido do Graciliano Ramos chamado “Infancia” que retrata (entre outras coisas de sua infancia) a relacao com o pai. O livro eh autobiografico e eh muito dolorido ler coisas como o capitulo “Um cinturao” no qual ele diz ter tido “suas primeiras relacoes com a justica”…
bem lembrado! há a linda trilogia: Infância, Juventude e Verão do grande escritor sulafricano Coetzee. Os últimos Congressos de Lingua Francesa (psicanálise) exploraram os temas: materno e paterno também. Só no Admirável mundo novo de Huxley nos livraremos de pai e mae! Até lá…haja dor e conflito, amor e ternura e incompreensao.
Sim, Coetzee eh de uma sensibilidade impar para se colocar no mundo falando desse nosso grande buraco… Igual a ele somente F. Pessoa quando dizia que:
“Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,…”
Luciana, por favor, poderia indicar um link sobre esse(s) congresso(s) que fala de materno e paterno… qualquer indicacao… o nome talvez. obrigada.
Julia, link eu nao sei, mas se chama: Congresso de Língua Francesa.