Sobre vender sonhos e comprar pesadelos
18/10/12 12:13Essa pergunta/resposta foi publicada na Revista da Folha no final de 2011.
Leitor: Saio com a mesma garota de programa há um bom tempo. Mulher incrível. Não paro de pensar nela. Temos muito em comum. Adoraria que o sonho de estar com ela se tornasse real, mas, é difícil saber se é recíproco. Tenho medo de me declarar, pois ela se afastaria se não sentisse algo por mim. Devo partir para o tudo ou nada?
Luciana: Na paixão há uma boa dose de idealização. Essas duas forças funcionam como um escudo protetor contra a realidade e o bom senso – mas quanta graça tem a realidade? Mais cedo ou mais tarde esse escudo é rompido por excesso de contato ou atrito e o encanto dos amores intensos e quase sempre impossíveis passa. Chamamos isso de desilusão.
Toda a declaração de amor traz o risco de transformar expectativas intensas em vazio e dor. Por isso, muitos optam por adiar ao máximo a constatação de que aquele amor era impossível, continuam a captar evidências onde ninguém as vê e seguem se enganando.
A prostituição complica ainda mais o problema da paixão. É que do outro lado do balcão há uma mulher que assume ser e oferecer tudo o que o freguês espera dela e muito mais. Ela vende sonhos. Temos então de um lado propaganda enganosa e concorrência desleal, e de outro um homem que talvez seja reprimido em excesso e frágil para aguentar as frustrações de um relacionamento com alguém de carne e osso, de igual para igual. Cuidado, quase todo tipo de sonho tem a propriedade de se transformar em pesadelo ao passar pela peneira da vida cotidiana.
Uma garota de programa tem os mesmos sentimentos q qualquer outra mulher e pode sim se apaixonar por um cliente e vice-versa. Eu sou Contadora e conheci meu marido no meu trabalho. Exemplos positivos existem em todas as areas, alias e no trabalho q as pessoas acabam se aproximando. E trabalhar com sexo, fantasias e um campo rico em brotar sentimentos. Eu diria a este homem apaixonado q fale da sua paixao a sua amada, amor gera amor, qdo ele e verdadeiro. Nao existe propaganda enganosa qdo o homem sabe de fato quem e a outra pessoa, muito menos concorrencia desleal. As mulheres de programa sao de carne e osso, sim. E podem ter uma relacao de igual para igual. Sonhos sao pra srem vividos e frustracoes cada um cuida das suas. Viva o amor entre aqueles q verdadeiramente querem viver essa dadiva!!!!
Concordo com você quando se trata da noção de amor do senso comum. Aqui a abordagem é psicológica, me parece mais complexa.
Concordo com você quando se trata da noção de amor do senso comum. Aqui a abordagem é psicológica, me parece mais complexa.
desconsidere o comentário neste campo, pois respondia à Silvia e não à Luciana
Melhor sonhar tendo a possibilidade da frustração do que não sonhar e levar uma vida sem emoção. Um homem não morre quando para de respirar, mas quando deixa de sonhar.
Vá pra cima dela meu irmao, acredite em voce. Mas se prepare. Se voce tem grana pra bancá-la todo mes, espero que tenha grana para bancar seu padrão de vida. Seria muito mais dificil pra ela aceitá-lo se com isso tivesse que perder um pouco de seu conforto.
Além disso, respeite seu passado e sua individualidade, buscando amar não apenas seu lado ‘sexual’ mas também sua personalidade.
Antes de tudo, procure entender se o que atrai nela em voce é a situação da realização sexual e uma pessoa carinhosa e disponivel que o atrai (por dinheiro), ou se é seu jeito, a forma de ver a vida, etc, que voce se apaixonou.
Apenas analise se o que apaixonou nao foi pela situaçao ou por ela mesmo, mas se foi por ela, corra atras, busque dar-lhe o que ela busca, uma vida de conforto, mas sem a necessidade do sofrimento e da batalha diaria… mas isso tudo sem transforma-la numa pessoa dependente de voce, pois se nao fosse pela liberdade, provavelmente ela ja estaria com outro caso quisesse antes.
Boa sorte! Tenha força para lutar e esteja preparado para o que vier!
e não ligue para o que os outros possam falar, pois até Jesus Cristo aceitou e redimiu a vida de pecados de Madalena, uma prostituta, que se arrependeu e reconheceu o amor de Deus que a transformou.