Ciclo: Cinema, Música e Psicanálise
04/10/12 15:11Para a terceira exibição do Ciclo: Cinema, Música e Psicanálise, apresentamos a ópera filme, O HOMEM DOS CROCODILOS, de Arrigo Barnabé.
Inspirada livremente no relato de Sigmund Freud “O homem dos lobos”, essa ópera, um caso clínico em dois atos, apresenta um compositor em crise, que procura ajuda na psicanálise. No decorrer do enredo, a trama revela ao público um segredo desconhecido tanto pelo analisando quanto por seu analista.
Após a exibição haverá uma conversa com Arrigo Barnabé, Cintia Buschinelli, psicanalista e Sidney Molina, músico e crítico da Folha de S. Paulo.
9 de outubro às 2ohs – Evento gratuito
Inscrições: eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone (11) 3224-3473, das 14h às 17h. É necessário informar nome, telefone e RG.
Local: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450 – 1º andar
Auditório Sigmund Freud
Vila Olímpia – 04548-005 – São Paulo-SP
Uma realização do Grupo Sessão de Cinema da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo em parceria com a Folha de S.Paulo.
Encanto
Encantamento refere-se a um tempo de magia e a um estado da consciência entre a vigília e o sonho. Voz que está no ritmo do acalanto, que invoca a intimidade e que nos remete a um recanto, compreendido como espaço necessário para a restauração vital. Encanto, estado de associação livre e de despojamento do real, forma ideal para ver um filme e escutar uma música – com o “ouvido de dentro” na expressão de Villa Lobos.
O grupo Sessão de Cinema tem a função de criar um espaço de convivência e diálogo do Cinema com a Psicanálise. A proposta é refletir sobre os processos de representação simbólica marcando as diferentes concepções e olhares sobre o mundo. Os filmes são pesquisados a partir de critérios que possam aproximar o aspecto da cultura com a dimensão singular da subjetividade.
Acreditamos que estas conversas são possíveis sem engessamento nem desejo de querer tudo explicar para não saturar o potencial que o filme possa revelar.
Grupo Sessão de Cinema é formado pelas psicanalistas: Raquel Ajzenberg, Heloisa Ditolvo, Luciana Saddi e Marina Massi.