Devoração de famosos
03/10/12 12:23Tom Cruise se separou, outros famosos fazem o maior barulho quando se separam. O que isso significa?
Os famosos foram transformados em Deuses pela mídia e pela Sociedade do Espetáculo, assemelham-se a figuras onipotentes, mágicas, super-heróis. Nós nos comportamos como crianças curiosas, espionando suas vidas como se pudéssemos decifrar o mistério de nossos pais. Não imaginamos que os Deuses passem pela experiência de desejo sem amor, enfadonho ou morto. Deles esperamos que o amor seja eterno e que não queiram recuperar a liberdade.
Cada fim de casamento causa curiosidade e, muitas vezes, gera intriga. A vida dos outros é o alvo, principalmente o sofrimento mundano e comum. A nossa dose cotidiana de inveja se torna controlada num mundo equilibrado pela frustração distribuída irmanamente.
As pessoas ficam felizes em saber que as celebridades passam pelas mesmas coisas.
Temos uma relação de admiração e ao, mesmo tempo, de inveja com os famosos, por isso cada tropeço deles equivale a um sorriso de escárnio. Simples mortais sequiosos de viver a vida glamorosa que não é a nossa, aplaudimos suas vitórias, que de certa forma, partilhamos.
Somos seus devoradores. As celebridades sabem disso e provocam a devoração. Entregam pequenas ou grandes porções de suas vidas ao público, para manter a posição conquistada. O espetáculo precisa continuar.
Os sites de fofoca sobre celebridades são os mais acessados no mundo, talvez só percam audiência para a pornografia. Nosso mundo nos convida para o entretenimento com a vida alheia. A vida das celebridades se torna mais interessante que a nossa.
Pouco falamos sobre nossos sentimentos e sobre a responsabilidade que temos conosco. Para nossos anseios e frustrações não ventilamos palavras. Não somos objeto de pensamento para nós, ofuscados pela vida maravilhosa dos outros, nos perdemos.
Desconfio que enquanto nos comportamos como romanos no coliseu, atraídos pelas desgraças e conquistas dos famosos, há alguém ou um sistema ganhando muito com essa alienação.