O serial killer
24/09/12 11:37Serial killer é um criminoso que mata pelo menos três pessoas. Seus assassinatos são cometidos com um intervalo de tempo que varia de dias a meses, ou mesmo, anos. O período de esfriamento entre um crime e outro é o que caracteriza o Serial Killer.
Nem todos cometem crimes sexuais – mas é comum, se analisarmos com cuidado, encontrarmos componentes eróticos sutis ou disfarçados em seus crimes. O planejamento e o ato criminoso envolvem controle, espera e descarga de prazer intensa no momento de matar. O que lembra o ato sexual e a busca pelo orgasmo. Também a mesma estrutura encontrada na perversão sexual está presente nesses criminosos, que realizam assassinatos com minúcia, controle e rigidez – tingidos pelas cores da violência e do sadismo.
Planejam cada crime com muito cuidado para garantir que aconteça da maneira como imaginaram. Qualquer diferença entre fantasia e realização os frustra enormemente. O prazer está em controlar o objeto de desejo: a vítima. Frequentemente fantasiam convencê-las a acompanhá-los, ao invés de usar a força. A principal arma é a mentira, o truque. O ato de enganar lhes proporciona intenso prazer.
Uma característica perversa importante é o ódio pela lei e o descaso pelas regras. Estudos revelam que eles costumam ter consciência de que seus atos são proibidos e condenáveis, mas acreditam que estão acima da Lei. Diferente das pessoas normais, que também têm desejos proibidos, mas que procuram controlá-los, por medo ou respeito às regras sociais.
Muitos sofreram maus-tratos e abusos na infância, mas os assassinos em série não são fontes confiáveis, pois a mentira é característica estrutural de sua personalidade. Sabemos que alguns não sofreram abusos nem tiveram infância problemática, que favorecesse o desenvolvimento de patologia grave.
Embora seja muito difícil detectar um criminoso sexual há sinais observáveis: facilidade e ausência de culpa para mentir e enganar; descaso pelo outro e pela lei; tendência ao isolamento. Como vive tomado pelas fantasias criminosas, dificilmente tem vida profissional e afetiva.
A fama de terem inteligência superior é verdadeira em parte. Existem muitos criminosos que cometem assassinatos e que matariam de novo, mas são pegos antes, porque não são muito espertos. Os mais conhecidos, que matam muito e demoram a ser pegos são bastante inteligentes.
Há alguns comportamentos comuns na infância de um criminoso sexual grave: enurese noturna (xixi na cama) acentuada e duradoura, tendência para brincar com fogo e realizar pequenos incêndios, e a mais importante, crueldade com animais. A enurese noturna é comum em crianças, mas se torna um sinal significativo se estiver associada às outras duas características. Muitas vezes um serial killer, em sua infância, apresenta dois desses sintomas.
Esse tipo de assassino costuma cometer crimes mais leves no início da vida criminosa, crimes que vão, com o passar do tempo, se agravando. Quanto mais estudarmos o tema, quanto maior for a intervenção da assistência social, da psicologia e quanto mais funcionar a integração com a justiça e com os processos penais, mais condições teremos de detectar possíveis criminosos, antes que sua patologia esteja completamente consolidada.