Triângulo amoroso é marcado por sedução e exclusão
13/09/12 16:49Internauta: Todo problema de relacionamento amoroso tem origem no complexo de Édipo?
Luciana: O Complexo de Édipo desempenha um papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação da sexualidade humana. Pode ser compreendido como um conjunto de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta em relação aos pais, entre os 3 e os 5 anos, quando um verdadeiro triângulo amoroso se forma, marcado por sedução e exclusão. É revivido na puberdade e pode ser superado com maior ou menor êxito na vida adulta. A maneira como se dá a resolução do complexo de édipo também determina o caráter, a moralidade e os ideais.
Desse ponto de vista a resposta para a sua pergunta é sim, posto que somos o que nos tornamos ao atravessar esse incrível período da vida. No entanto, esse tipo de resposta, ainda que correta, parece uma explicação simplista sobre a vida, como tantas outras, para lançar alguma luz ao que não conseguimos compreender. Explicações assim são a antítese da experiência analítica, que lança o homem para o mundo, vasto mundo de sentidos.
O poeta (Drummond) lhe diria:
…
Mundo mundo, vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
…
Dica: Perdas e danos, filme dirigido por Louis Malle. O pai se torna amante da namorada do filho, ela por sua vez sempre adorou triângulos amorosos. Excitante e trágico.