Há muito eus num só homem
05/09/12 12:53Internauta: Sou casado, cristão, quero (e vou) viver a vida somente com minha mulher. Todavia, quando , eventualmente, uma conhecida (com a qual tive envolvimento sexual intenso) me liga ou eu mesmo ligo para ela, tenho pensamentos libidinosos e isso atrapalha demais a relação com minha esposa, fico muito mal, passo semanas me sentindo um traidor, o pior dos seres humanos. O que é isso? O que faço?
Luciana: As fissuras na rotina psíquica revelam que há muito eus num só homem. Um certinho e justo, outro devasso. Um eu, o melhor dos seres humanos, e outro o pior deles. Para cada um desses desdobramentos há um conjunto de crenças e autorrepresentações. Em geral escolhemos um eu aceitável moral e socialmente, um oficial e o carregamos conosco. Nossa identidade é cheia de definições sobre nós e discursos coerentes e idealizados. Porém, definições dessa natureza são estáticas, autoritárias e ilegítimas, pois, não levam em consideração que a experiência de viver implica em transformação, em passagem do tempo, em movimento e em descontrole.
Os psicanalistas aprenderam a importância de sermos apresentados aos nossos vários eus. O autoconhecimento, mesmo que doloroso, implica em ganhos para a saúde física e mental. Gera liberdade e, paradoxalmente, maior controle sobre si. O tratamento analítico oferece uma aventura de descobrimento interior.
Dicas: O Homem de areia, de Hoffmann. Conto fantástico, em que personagens se transfiguram em aparições assustadoras, como nos pesadelos. O sobrenatural e o sexual se sobrepoe à tranquila vida burguesa em grande parte da literatura do século XIX. Freud faz uma análise desse conto.
a opção cristão de ser fiel à mulher com quem se casou é legítima e saudável. é óbvio que também somos seres movidos a desejos, e eles vêm e vão na mesma proporção e diariamente. o importante é saber lidar com eles , e procurar estar em paz com a nossa consciência.
TODO HOMEM, SEJA CASADO OU NÃO SENTE DESEJO SEXUAL POR UMA OUTRA MULHER, ISSO E A COISA MAIS NATURAL DO MUNTO, SE NÃO FOR ASSIM HA ALGO ERRADO, ESSE CARA AI ESTA PRECISA LER MAIS, MELHORAR MAIS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A PRÓPRIA ESPECIE HUMANA.
O Cristianismo é si a doutrina da culpa, que mantém fieis à rédea curta através do medo, da castração de desejos naturais ao ser humano. Já dizia sabiamente Nietzsche. É compreensível seu problema.
Tente aceitar tais pensamentos, vivenciá-los intimamente e entender de onde pode estar vindo essa forte atração entre os dois. Muito provavelmente o “problema” seja outro. Funcionando como válvula de espace, por exemplo.
E não se puna por algo bobo e natural a qualquer um de nós com medo de ir pro inferno ou de ser castigado por isso.
Boa sorte!
Esses Caras que vivem dizendo que é normal trair suas esposas ,são os mesmos que mata ,violenta ,destrói casamentos ,sabe oque acontece em determinados lugares é uma falta de respeito e DEUS na na vida desse povo se eles acha normal porque fica louco quando ver sua esposa com um OUTRO NA CAMA ?
Podemos controlar nossas ações, não nossos pensamentos. A religiosidade, o bem querer, o respeito estão no coração e não em leis rígidas que cerceiam a capacidade de pensar, de sentir. Pecado é não pensar, é não sentir. Pecado é trair o homem em todas suas dimensões, criado à própria imagem de Deus. Sugestão de leitura: O Espelho, de Machado de Assis, onde o sujeito se perde nas imagens que fazem dele.
Que delícia de blog, descobri hoje…