Conheça os perigos da autodefinição
02/09/12 12:45Fale Comigo na Rádio Folha
O programa “Fale Comigo” dessa semana fala sobre a necessidade que as pessoas têm de encontrar algumas definições sobre si. Segundo a psicanalista e blogueira Luciana Saddi, toda definição pode se tornar estática, autoritária ou perder a legitimidade.
“Viver implica em transformação, em passagem do tempo e movimento”.
No áudio abaixo, a especialista explica que parte da mudança ocorre porque desde cedo as pessoas são cercadas por teias. “Por anos acreditamos em quem achamos que somos e, um dia, a casa cai”. Ouçam o podcast:
Entao qual seria a proposta da psicanalise entao ?
1. Fazer o contorno do “eu” ficar mais forte para poder sustentar ou melhor, aguentar o tranco das diversas imposicoes e “surpresas” desagradaveis do mundo externo ? (p.ex. recentemente tomei um tombo da vida ao ser proposto casamento aberto por minha esposa de 8 anos…)
2. Fazer ficar mais flexivel ?
na verdade nao há uma proposta positiva. Fazemos análise, o paciente a síntese! Considero as duas possibilidades apontados por vc excelentes: forte e flexível. Como conquistar isso? Eis a questao, até porque há um significado particular para forte e flexivel para cada um de nós.