Mulheres envenenam com palavras
19/08/12 14:39Fale Comigo na Rádio Folha
Toda violência está relacionada às possíveis formar de exercer o poder.
Enquanto o homem domina historicamente a violência física, o terror, o estupro, a tortura, o cativeiro e o aprisionamento , as mulheres usam formas “disfarçadas” de violência no âmbito familiar –por meio do controle da casa, das rotinas e dos filhos.
“Mulheres envenenam com palavras. Atingem o calcanhar de Aquiles de seus homens, intuitiva ou propositalmente, ao colocá-los em posição de jamais satisfazê-los”, afirma Luciana Saddi, blogueira da Folha.
“Manipular por meio da culpa e da pena é outra arma muito bem usada por elas. E cada um usa as armas que tem”, diz. Ouçam o podcast:
Luciana, perfeito. e, se puder sugerir um tema mais amplo, peço-lhe para comentar as atitudes das mulheres no âmbito profissional, não todas, claro, algumas.
Minha experiência traz a tona diversas que, por não terem capacidade de suportar a pressão normal dos ambientes altamente competitivos dos dias atuais, lançam mão de armas como o pranto, o leva-e-traz de um lado para outro da empresa, transformando o ambiente familiar numa beira de rio cheio de ‘lavadeiras’. Por outro lado, conheci e conheço, mulheres extremamente fortes, capazes e altaneiras, tendo me relacionado com algumas e, por serem desta forma, só me fizeram acreditar que, lógico, todos e todas tem direito ao sucesso, independente do sexo. Grato pela atenção. Gustavo.
Luciana, ops, é o ambiente ‘profissional’ e não familiar a que me refiro. Ato falho, mea culpa.
em vários ambientes, né? o familiar e o profissional. Vou postar uma crônica que está no livro, O amor leva a um liquidificador, a propósito da dificuldade histórica da mulher no mundo do trabalho.