A FALECIDA - filme de Leon Hirszman
14/07/12 11:4929° Congresso Latino-americano de Psicanálise
ciclo de cinema e psicanálise
TRADIÇÃO-INVENÇÃO
27 de maio a 07 de outubro de 2012
A FALECIDA – filme de Leon Hirszman
Rio de Janeiro, 1965, 35mm, pb, 85’ | Exibição em Beta digital
Fernanda Montenegro, Ivan Cândido, Paulo Gracindo, Nelson Xavier
Mulher pobre de subúrbio sonha com um funeral de luxo. Em sua ousada adaptação da peça de Nelson Rodrigues, Hirszman ameniza os aspectos melodramáticos do universo rodriguiano para sintonizar o filme com os debates culturais que mobilizam a intelectualidade de esquerda no Brasil dos anos 1960. Destaque para a primorosa interpretação de Fernanda Montenegro em seu primeiro papel para o cinema. Estreia de Leon Hirszman no longa-metragem, A falecida foi exibido numa seção especial do Festival de Cannes, em 1965.
Não indicado para menores de 10 anos
15.07 | DOMINGO
SALA CINEMATECA BNDES
18h00 A FALECIDA | DEBATE COM LEDA HERRMANN E JOSÉ MARTINS CANELAS | MEDIAÇÃO DE MARIA APARECIDA ANGÉLICO CABRAL
JOSÉ MARTINS CANELAS é membro efetivo e analista didata da da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Editor da revista Ide, formou-se em psiquiatria pela Universidade de Paris e, em psicanálise, pela Sociedade Psicanalítica da América Latina (FEPAL).
LEDA HERRMANN é psicanalista e atual diretora científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Presidente do CETEC, é também doutora em psicologia clínica pela PUCSP e autora do livro Andaimes do real: a construção do pensamento.
MARIA APARECIDA ANGÉLICO CABRAL é psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Diretora de Comunidade e Cultura SBPSP (2010-2012).
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – 04021-070 – São Paulo
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111
http://www.cinemateca.gov.br/