“Você viaja por quê?”
06/07/12 10:45Festival Alatur de Cinema 2012
12 de julho: 20h30
Cinema Reserva Cultural, em São Paulo.
A psicanalista, Heloisa Gurgel Rosenfeld, conversará com os presentes pouco antes da exibição do filme, “Em Busca do Amor”, inédito nos cinemas brasileiros. A história de um jovem acadêmico americano, que vai até o Uruguai, sem ser convidado, para convencer a família do célebre escritor Jules Gung a autorizá-lo a escrever uma biografia – nesse processo, o protagonista percebe uma transformação.
Heloisa abordará as seguintes questões:
Lugar da Viagem: Capacidade de transformação interna.
Lugar da casa ou família: Capacidade de acolher o diferente
Uruguai: um país novo
Por que eu viajo? Para conhecer paisagens novas, novas gentes, novos costumes. Enfim, para me distanciar daquilo que, já sei mas esqueço: o centro do mundo não é o
meu mundo. Não há centro do mundo. O que há são experiências e vivências que nos ensinam a nos descentrar.
Eu gosto de viajar porque a minha vida eh pouca pra tudo que eu queria viver. Gosto de ver as pessoas, tao diferentes e no entanto tao iguais, gosto de olhar pelas janelas dentro das casas e sentir o cheiro das suas comidas, gosto de olhar a tv no hotel, que propagandas eles veem ? que programas eles curtem ? quais as noticias vao choca-los, ou alegra-los ? eles me devolvem um sorriso sem compromisso na rua ? Quando eu viajo eu vivo mais, duas semanas parecem dois meses. Acho que eh um jeito besta, infantil -mas tao bonito- de driblar, temporariamente, a minha finitude.
Adoro a sensação de ser estrangeira ,não ter compromisso com o que acontece, não ser responsavel, ser apenas expectadora, ver como se comportam, porque sofrem, o que os incomoda e como agem para viver sua realidade. Eh dai que tiro forças para viver minha vida aproveitando os exemplos de outras vidas.