Ciclo de Cinema, Música e Psicanálise - Debate
25/06/12 10:02Trecho do debate sobre o filme, “As Canções”, 14º longa-metragem de Eduardo Coutinho
Participaram: Alcino Leite Neto, jornalista e responsável pelo Publifolha e Luciana Saddi, psicanalista e escritora. Coordenação da psicanalista, Raquel Ajzemberg.
Tivemos a presença de mais de 120 pessoas e uma discussão interessante. Entre os diversos temas abordados podemos destacar: a história do cineasta, seu processo de produção, a crise da realidade, a catarse, a relação entre ficção e psicanálise, a melancolia e a organização da experiência por meio da canção popular. Um dos maiores críticos de cinema do país, Ismail Xavier, esteva na platéia e contribuiu com um relato crítico sobre a elaboração desse documentário e sobre a importância de partilhar, socialmente, experiências traumáticas para que sejam elaboradas.
“O Ciclo Cinema Música e Psicanálise” irá realizar outras exibições, em breve anunciaremos o próximo filme e a data.
Uma realização do Grupo Sessão de Cinema da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo em parceria com a Folha de S.Paulo.
O grupo Sessão de Cinema tem a função de criar um espaço de convivência e diálogo do Cinema com a Psicanálise. A proposta é refletir sobre os processos de representação simbólica marcando as diferentes concepções e olhares sobre o mundo. Os filmes são pesquisados a partir de critérios que possam aproximar o aspecto da cultura com a dimensão singular da subjetividade.
Acreditamos que estas conversas são possíveis sem engessamento nem desejo de querer tudo explicar para não saturar o potencial que o filme possa revelar.