Facebook é o paraíso da farsa
24/06/12 13:14Fale Comigo na Rádio Folha
Você acredita no que vê nas redes sociais? Nas fotos todos são jovens, ricos, vitoriosos, alegres e saudáveis. Amigos cheios de amigos. No Facebook, por exemplo, ninguém sofre, observa Luciana Saddi.
Segundo a psicanalista, isso ocorre porque a realidade hoje se dá pela informação e não mais pela experiência.
“O mundo perdeu substância em função do enfraquecimento do contato do homem com a natureza. Não há mais distância entre as ideias e as coisas. A realidade entrou em crise”, diz.
Para a especialista, as regras que sustentam a realidade das redes sociais operam sob o regime da farsa. Ouça mais no podcast abaixo:
Eu não quero saber de Facebook, tô fora desse esquema. Navego muito bem na net sem entrar nesse esquema inventado pelo Monte de Açucar.
concordo com vc, Neco. Tive orkut e lá aprendi minha lição. ao me deparar com ex-colegas de escola e conhecidos do passado, passei a me atormentar ao questionar minhas escolhas de vida e isso me fez muito mal. todo mundo é muito perfeito, muito feliz, muito-muito tudo. eu sou só eu, ou seja, esse mundo de faz-de-conta não é pra mim.
Achei a análise superficial. Lá no facebook também há pessoas exibindo seus dramas. Há farsa? sim, muita, mas o buraco é mais embaixo, Luciana.
O Facebook para quem ainda não percebeu – é uma comunidade. Penso que a difere do mundo “real” (a realidade é sempre singular) é ser “virtual” – apenas isso.
Em sociedade “real” o indivíduo busca mostrar o melhor, enfatiza o status, os amigos (…). No entanto, há as mazelas individuais e sociais – e elas não são ocultas no Facebook – que aliás , tem sido mais cristalinas e verdadeiras .
Enfim, dizer que o Facebook é o “paraíso da farsa” é forçar e desconhecer o potencial da comunidade – para mobilização e ponte para a transformação individual e social.
Abçs.