A Construção do caso clínico: da narrativa, discurso e formalização
19/05/12 12:54Conferência de Christian Dunker, psicanalista, docente do Instituto de Psicologia da USP.
1º de junho em Porto Alegre
“Quantas formas existem de contar e recontar a própria vida? Freud falava em romances familiares, em teorias sexuais infantis e apresentava seus casos clínicos como “romances chave”. Lacan abordava a neurose como o mito individual do neurótico, falava do inconsciente como este capítulo “em branco” de minha história e argumentava que a verdade possui estrutura de ficção. Durante a conferência em Porto Alegre, pretendo discutir como gêneros de discurso como o mito, o romance e a teoria definem a prática e as expectativas da cura psicanalítica bem como nos ajudam a construir casos clínicos. Explorando a diferença entre discurso e narrativa abordarei as origens históricas da narratividade psicanalítica nas Vidas Paralelas de Plutarco, nas Confissões de Agostinho e nos Ensaios de Montaigne.”
Christian Dunker
Promoção da Sigmund Freud Associação Psicanalítica (Sig)
Há mais de 20 anos se ocupando com a formação, estudo, pesquisa e prática da psicanálise, a Sig tem como fundamento o legado freudiano, a ética e o diálogo dos outros saberes. Sua atuação está alicerçada também em diversos projetos de intervenção social.
Serviço
A atividade é dirigida a acadêmicos e profissionais da área e ocorre no Sheraton Porto Alegre Hotel (Rua Olavo Barreto Vianna, 18, Moinhos de Vento).
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3062.7400 ou na sede da SIG, na Rua Marques do Herval, 375, Porto Alegre, até 30 de maio. A programação da conferência inclui uma atividade preparatória, dias 3 e 17 de maio, das 20h às 21h30, e ainda uma discussão clínica com o convidado, às 16h30, na data do evento. Ambas serão realizadas na sede da Sig, na Rua Marques do Herval, 375, Porto Alegre.
Saiba mais: www.sig.org.br e projetosig.blogspot.com.br