Ciúme patológico revela o desejo oculto de trair
15/04/12 17:38Blog Fale Comigo na Rádio Folha
O mecanismo, Projeção, é usado desde a infância. Encontra-se na base da interação com a realidade, pois é comum atribuirmos ao mundo nossos interesses, aptidões, sentimentos e anseios.
O homem vê as coisas de acordo com o que é, e usa a projeção como um mecanismo de defesa psíquica. Seu objetivo é preservar a boa imagem que fazemos de nós.
Nos relacionamentos amorosos, o mecanismo é chamado de ciúmes patológico e acontece quando o indivíduo defende-se de seus próprios desejos de infidelidade imputando ao parceiro a infidelidade.
Essa operação de imputar os próprios desejos pode ser tão bem executada que costuma levar alguns parceiros a duvidar deles mesmos. De alguma forma inexplicável, o ciumento patológico consegue juntar observações, lembrar cenas e acusações que resvalam em alguma verdade inconsciente do outro, mas não nos fatos.
Assim, ele desloca para o inconsciente do outro aquilo que habita nele e desvia a atenção do seu próprio inconsciente. Sente-se aliviado, pois, agride o outro para não se agredir. E ao mesmo tempo descarrega os sentimentos proibidos que causam angústia e ansiedade.
Querem saber mais? Ouçam o podcast:
Excelente postagem. Direta, precisa e clara, apenas um lida e é tudo compreendido. Parabéns.