Sobre o aumento dos casos de autismo nos últimos anos
03/04/12 14:11Comentário da Dra. Thereza França (psiquiatra e psicanalista infantil) sobre o aumento dos casos de autismo nos últimos anos:
De acordo com o Suplemento Saúde do Jornal Folha de São Paulo, de 10 de março de 2012 (C3), os casos de autismo nos Estados Unidos cresceram 78% nos últimos 8 anos. Os dados disponíveis referem-se ao ano de 2008: o autismo acomete 1 em 88 crianças (prevalência = número total de crianças afetadas, que é diferente de incidência = número de casos novos num determinado período). Esses dados são obtidos por estimativa a partir de dados recolhidos por uma rede de monitoramento do autismo que atua em 14 dos 50 estados americanos.
Alguns especialistas atribuem esse aumento em parte ao diagnóstico melhor e mais precoce, porém consideram que o assunto exige mais estudo, pois haveria outros fatores contribuindo para esse aumento, no entanto, não sabem como explica-lo.
Isso porque muitos psiquiatras consideram apenas as variáveis orgânicas (genéticas, neurológicas, etc.), não levam em conta os fatores ambientais. Nós psicanalistas discordamos dessa abordagem, acreditamos que os fatores ambientais devam ser considerados no aumento dos casos de autismo, em função de nossa consistente experiência clínica.
Senti falta de uma continuação ou conclusão nesse texto…
Eu, tenho um filho que foi autista(tinha todos os sintomas) , até pelo menos 4 anos de idade, começei a tratar ele tinha 3 meses, hoje ele esta com 32 anos , não esta conforme eu queria, mais se relaciona com todos ate demais, fez o 2 grau. Porem estou satisfeita. o neuro dele era Sr. Leonardo Azevedo,na clinica Sorocaba, digo foi muita luta. Porém estaria disposta a fazertudo outra vez.Beijos Silvia.
Ola Luciana, parabens pelo site e pela abordagem do autismo.
Os psiquiatras consideram as variaveis organicas, os psicanalistas acreditam que as variaveis ambientais tambem devem ser consideradas.
Que variaveis seriam essas ?
Como a psicanalise “ve” o autismo ?
texto confuso e nao concluido.