Fibromialgia intriga psicanalistas
21/03/12 12:23
Fale Comigo na Rádio Folha
A fibromialgia é uma doença que intriga médicos e psicanalistas. O termo refere-se a uma condição dolorosa, generalizada e crônica. É um distúrbio no processamento da dor, seguido de uma série de manifestações clínicas como fadiga, insônia, indisposição, dores generalizadas ou específicas e um estado depressivo constante.
O quadro clínico pode estar associado à histeria, ansiedade e depressão. E chega a ser assustador em alguns casos, pois a dor aparece com tal intensidade que pode impedir qualquer movimento físico. Proporcionalmente, há paralisia dos movimentos mentais.
A fibromialgia problematiza a questão de qual a quantidade de dor que favorece a vida ou que gera a morte.
Querem saber mais? Ouçam o podcast:
Desculpe, mas o que você quer dizer com movimentos mentais?
Desejos, vontades, impulsos criativos, curiosidade, fantasias. Há uma paralisacao da vida, nao apenas do corpo, em funcao da dor.
Não há como não paralisar,pois num momento de crise a dor é tão intensa que até um fio de cabelo dói.Quem consegue ser feliz com uma dor crônica?Aí o círculo vicioso…depressão,dor,dor,depressão.Eu fui parar no hospital várias vezes chorando tanto que nem conseguia explicar o que sentia,mas graças a Deus me trato e dificilmente hj. tem crises.
O mais chato da fibromialgia é que como os médicos não fazem a menor idéia do que ela é, eles empurram como se fosse uma doenca psicológica simples e aproveitam para usá-la como desculpa para impedir gente que tem doencas articulares sérias, que ao contrário da fibromialgia geram lesões que aparecem nos exames de imagem e causam incapacidade permantente, de obter tratamento, licencas médicas e aposentadoria por invalidez.
Vi isso acontecer pessoalmente e é uma injustica tanto com quem tem fibromialgia (porque tem que ser estudada e tratada para que a pessoa possa voltar a ter uma vida normal) quanto com quem não tem, mas tem doencas articulares que também geram dores cronicas incapacitantes. Até porque os remédios indicados para fibromialgia só funcionam para as dores cronicas ligadas ao mecanismo cerebral da memória da dor, não para dores agudas devido à inflamacão das lesões existentes.
Nenhum médico sabe na realidade tratar
e dicernir a fibromialgia.
Tenho sofrido muito com crise. Não há paz para coisa alguma, não se dorme. Há dias que evacuo 8 vezes. Não é fácil. O mundo torna-se cinzento. Não se gosta de estar com ninguém, pouca conversA.
A medicação é rivotril e MILGAMMA. Tomo cálcio com vit. D. Aqui em Alagoas os médicos são fracos no assunto, sem experiência e sem interesse porque não gera rendas.
Ficamos muito vunerável a infecção urinária. São muitos problemas.
Só DEUS nos ajuda no sofrimento e cada um acha que…. Boa noite
SERÁ SE TEM ALGUMA COISA HAVER COM ENXAQUECA?
Achei excelente a informação. Mas me desculpe, não posso aceitar que a afirmação sobre a fibromialgia ser psicossomática. Não existe prova científica é apenas uma afirmação com abordagem filosófica. Acredito que tenha muitos sintomas psicossomáticos inerentes a extrema dor que as pessoas sentem. Mas as pesquisas na área de neurologia, neurociência e genética não podem ser deixadas de lado. É uma doença muito séria. O ambiente é opressor e insalubre, o cérebro está hiper estimulado, não acredito em exercícios de dessensibilização do SNC, tratamentos alternativos são úteis, mas nenhum tratamento deixa a pessoa totalmente sem dor. Afirmo isto, pois tenho fibromialgia desde a infância, recorri a vários especialistas e métodos alternativos. Faço tratamento multidisciplinar, adoro minha terapeuta. Acho de grande importância e contribuição a indicação de psicoterapia nos casos de fibromialgia. Mas a fibromialgia é um problema neurológico e claro com associações psicossomáticas. Mas ninguém, em nenhum lugar do mundo descobriu a causa. Portanto, impossível afirmar de fato que é de causa psicossomática!